A Educação Física, concebida atualmente como parte intrínseca da educação e, portanto, como área de conhecimento, deve tratar das práticas corporais construídas ao longo da história da humanidade. Por outro lado, não se trata de quaisquer práticas ou movimentos, e sim daqueles que se apresentam na forma de esportes, ginásticas, jogos, brincadeiras, danças, lutas e movimentos expressivos. As vivências de tais práticas corporais e os conceitos e significados a elas relacionados são conteúdos legítimos a serem problematizados em todos os níveis de ensino da Educação Básica.
Com base nessas informações, assinale a alternativa correta quanto à finalidade da Educação Física na escola.
Propiciar, de forma lúdica e contínua, a percepção do corpo, de suas limitações, a fim de superá-las, e de suas potencialidades, a fim de desenvolvê-las de maneira autônoma e responsável.
Priorizar a prática dos esportes tradicionais, com a finalidade de viver plenamente a corporeidade, de forma institucionalizada, tendo em vista a qualidade de vida, o bem-estar, a promoção e manutenção da saúde.
Propiciar tanto a aquisição de habilidades motoras, técnicas e táticas, quanto o conhecimento das regras dos esportes oficiais, a fim de promover principalmente a aptidão física.
Privilegiar a descoberta de talentos esportivos e a organização de equipes representativas da escola, a fim de manter o corpo saudável.
Contribuir para a formação da cidadania dos estudantes por meio dos esportes, da ginástica, da dança, das lutas, entre outros conteúdos, sob a concepção higienista ou biologicista.