“A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver na criança certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine” (DURKHEIM, Émile. Educação e sociedade apud PILETTI e PRAXEDES. Sociologia da educação – do positivismo aos estudos culturais, 2010, p. 28).
Marque a alternativa CORRETA:
Durkheim defendia que a educação é um elemento central para dissociar a sociedade, uma vez observadas aquilo que o autor considerava como falhas morais.
O conceito de anomia desenvolvido por Durkheim se refere ao estágio de solidariedade mecânica. A partir das considerações positivistas, a superação da anomia se daria a partir da solidariedade orgânica.
A partir de uma premissa funcionalista e por considerar que os fatos sociais são exteriores e coercitivos, Durkheim afirma que a educação é elemento central para a coesão social e, assim, contribui substantivamente para ampliar os problemas sociais que vivemos.
Durkheim defendia que a educação é o processo pelo qual as regras sociais e morais são perpetuadas de geração para geração, configurando suas características fundamentais: ser coercitiva e exterior ao indivíduo.
A função da educação para Durkheim é “suscitar e desenvolver na criança certo número de estados físicos, intelectuais e morais reclamados pela sociedade política” para alimentar o espírito crítico e transformador dos indivíduos.