PUC-Campinas Direito 2013/1

  A dois séculos de distância, o espetáculo ainda é assombroso (...) Que de tão longe uma Rainha enlouqueça e venha a morrer no cenário final do drama; que os sonhos dos Inconfidentes se cumpram depois de tantas sentenças; e que o Brasil se torne independente dali a 31 anos, e a República seja proclamada exatamente ao cumprir-se um século sobre aquelas prisões − tudo parece impregnado de um mistério claro, desejoso de revelar-se e de se fazer compreender.

(Cecília Meireles. “Como escrevi o Romanceiro da Inconfidência”, anexo a Romanceiro da Inconfidência. São Paulo: Global, 2012. p. 255)

Tendo como centro os sonhos dos Inconfidentes, Cecília Meireles criou a obra-prima que é o Romanceiro da Inconfidência, poema

a

inteiramente composto em decassílabos, voltado para a exposição didática da ideologia dos seguidores de Tiradentes.

b

em prosa, que se tornou exemplo máximo desse gênero literário, logo adotado por vários outros modernistas.

c

épico, decalcado de Os Lusíadas, em que a autora demonstra grande familiaridade com a retórica clássica.

d

em que se alternam o tom épico e o lírico, o modo reflexivo e o narrativo, tudo se sustentando numa grande variedade de ritmos.

e

em que, mesmo buscando afastar-se dos fatos históricos, se entrevê aqui e ali alguma referência inequívoca à Conjuração mineira.

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Resposta
D

Resolução

Para resolver esta questão, devemos identificar as características formais e estilísticas do Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles, e confrontá-las com as alternativas apresentadas. Sabemos que se trata de um poema que aborda a Conjuração Mineira, mas não segue o decassílabo clássico nem é prosa nem uma simples reconstituição histórica.

  1. Reconhecer o gênero: trata-se de um poema em verso livre, de ritmo variado.
  2. Verificar o tom: a obra alterna aspectos épicos (narrativa - o enredo dos Inconfidentes) e líricos (reflexão, emoção).
  3. Confrontar com cada alternativa, eliminando as que se contrapõem ao tipo de verso, à métrica e ao estilo da autora.

Logo, a alternativa D — “em que se alternam o tom épico e o lírico, o modo reflexivo e o narrativo, tudo se sustentando numa grande variedade de ritmos” — descreve com precisão o Romanceiro da Inconfidência.

Dicas

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Observe termos como “épico” (narrativa histórica) e “lírico” (reflexão/emotividade).
Pense se o texto está em verso ou em prosa.
Verifique se há rigidez métrica ou variedade rítmica.

Erros Comuns

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Confundir verso livre com decassílabos regulares.
Pensar que poema histórico é necessariamente em prosa ou métrico clássico.
Associar automaticamente ‘épico’ a imitação de Camões.
Revisão

Conceitos fundamentais

  • Poema em verso livre: não se prende a métricas rígidas como o decassílabo; permite variações rítmicas.
  • Tom épico: narra feitos ou eventos históricos, conferindo grandiosidade.
  • Tom lírico: expressa emoções, reflexões pessoais, registra o sentimento do eu lírico.
  • Mistura de modos: alternância entre o narrativo (conta eventos) e o reflexivo (comentários, meditações).
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