A diversidade cultural é questão chave da Antropologia e sempre remete a discussões sobre o etnocentrismo e as perspectivas aceitáveis para que, em um mundo caracterizado pela diversidade, antropólogos e não antropólogos lidem com as diferenças sem transformá-las em desigualdades.
Analise as sentenças a seguir, marcando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A visão etnocêntrica pode criar distorções, entre as quais concepções e práticas de preconceito, discriminação, racismo e xenofobia.
( ) Em Raça e história (1952), Lévi-Strauss argumenta que o etnocentrismo não é algo ruim em si mesmo, desde que não saia do controle, pois, embora as culturas não desconheçam umas às outras e tomem empréstimos entre si, para não perecerem devem permanecer impermeáveis sob alguns aspectos.
( ) Clifford Geertz, no texto Os usos da diversidade (1986), critica o relativismo assumido por Lévi-Strauss ao abordar a questão do etnocentrismo nos textos Raça e história e O olhar distanciado. O texto de Geertz assume uma perspectiva antirrelativista que inscreve este autor na tradição universalista ou, pelo menos, cosmopolita de cultura.
( ) Para a maioria dos seus críticos, os pressupostos filosóficos do relativismo autorizam a conclusão de que, “não havendo verdade absoluta, qualquer prática seria válida”. Nestas perspectivas, o relativismo criaria o problema de inviabilizar a crítica e o diálogo entre culturas.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
V, F, F, V.
V, F, F, F.
V, V, V, V.
V, F, V, F.
V, V, F, V.