A distribuição dos organismos não é a mesma sobre a superfície da Terra. Alguns grupos são restritos a determinadas áreas. A Biogeografia é a ciência que estuda a distribuição geográfica dos seres vivos no espaço através do tempo, tendo como objetivo entender os padrões de organização espacial e os processos que resultaram nesse padrão. Para tanto, existem dois processos que são responsáveis pela teoria biogeográfica.
Marque a alternativa que os explicam corretamente:
Vicariância: População ancestral ocupava uma área, essa população foi dividida pelo surgimento de uma barreira; Alopatria: Duas populações ancestrais que ocupavam a mesma área, mas não trocavam genes devido à incompatibilidade gênica, se dispersaram evolutivamente.
Alopatria: Determinação genética exclusiva ocasionada por uma mutação em um dos organismos da população que ocupava o mesmo nicho, então passou a não se relacionar mais com as demais espécies do grupo, formando então uma nova espécie; Especiação: População ancestral ocupava uma área, essa população foi dividida pelo surgimento de uma barreira.
Especiação: População ancestral ocupava uma área, essa população foi dividida pelo surgimento de uma barreira; Dispersão: Duas populações ancestrais que ocupavam a mesma área, mas não trocavam genes devido à incompatibilidade gênica, se dispersaram evolutivamente.
Dispersão: Uma população ancestral que se dispersou ultrapassando barreiras preexistentes, formando duas populações isoladas que se diferenciaram e, com o passar do tempo, formaram duas espécies diferentes; Vicariância: População ancestral ocupava uma área, essa população foi dividida pelo surgimento de uma barreira.
Vicariância: População ancestral ocupava uma área, essa população foi dividida pelo surgimento de uma barreira; Simpatria: Determinação genética exclusiva ocasionada por uma mutação em um dos organismos da população que ocupava o mesmo nicho, então passou a não se relacionar mais com as demais espécies do grupo, formando então uma nova espécie.