A desigualdade na distribuição territorial interfere no valor do cidadão, podendo, por um lado, valorizar aqueles que ocupam os territórios mais consolidados e de melhores condições no mercado imobiliário e, por outro, estigmatizar aqueles ocupantes dos territórios menos consolidados e não valorizados social e comercialmente. Segundo Milton Santos (1979), “Cada homem vale pelo lugar onde está: o seu valor como produtor, consumidor, depende de sua localização no território”.
Com relação à desigualdade na distribuição territorial, assinale a alternativa correta.
As cidades europeias são locais privilegiados para a análise das questões relativas à segregação e à distribuição desigual do território e ao processo de estigmatização.
As desigualdades territoriais se expressam nos países menos desenvolvidos, em que a maioria da população vive nas periferias e franjas das cidades.
Ao habitar as regiões menos privilegiadas e estigmatizadas, o ser humano terá a sua capacidade de mobilidade social impedida em decorrência da distância social que o separa dos demais.
Existem diferentes tipos de segregação territorial. Entre eles, aquele imposto pelas condições socioeconômicas e aquele em que a segregação é uma opção de determinadas classes.
Os primeiros estudos sobre segregação, que se tornaram clássicos, ocorreram nas escolas da Alemanha, onde foram privilegiados os estudos sobre guetos.