A desconcentração industrial, a mobilidade da fronteira agrícola e os investimentos em infraestrutura que integraram o interior do Brasil à dinâmica da economia nacional são apontados como os responsáveis pelo aumento e pela dispersão das cidades de porte médio pelo território brasileiro. Elas têm uma posição estratégica para a continuidade do processo de dispersão da população pelo território.
STAMM, C. et alii. A população urbana e a difusão das cidades de porte médio no Brasil. Interações. Campo Grande, v. 14, nº 2, Dez. 2013. Adaptado.
A respeito das funções exercidas pelas cidades médias brasileiras, assinale a afirmação incorreta.
Desenvolvem atividades produtivas capazes de oferecer um leque de bens e serviços ao espaço microrregional que elas polarizam.
Atuam como polos urbanos diferenciados, ao transferir as funções de decisão para as cidades de menor ação polarizante do espaço microrregional.
Mantêm interações constantes e duradouras tanto com seu espaço regional subordinado, quanto com aglomerações urbanas de hierarquia superior.
Atendem à modernização do campo graças à oferta de novas formas de consumo material e de consumo imaterial, com particular expressão nas áreas da fronteira agrícola.
Criam oportunidade de trabalho para os migrantes de cidades menores ou da zona rural, interrompendo o movimento migratório na direção das grandes cidades, já saturadas.