A desagregação da ordem monárquica brasileira ocorreu a partir dos anos de 70 do século XIX, vindo a culminar com o movimento republicano.
Sobre esse período, é correto afirmar:
A Proclamação da República foi um ato que expressou a necessidade de certos setores da sociedade de substituir as antigas instituições por novas, mais dinâmicas e modernas.
As elites produtoras participaram ativamente do golpe republicano porque desejavam direcionar a economia brasileira no sentido da industrialização.
A aliança entre a Igreja Católica e o novo Estado Republicano garantiu a manutenção da união entre as duas instituições e do regime do Padroado.
A priorização dada pelo governo imperial aos setores canavieiro e minerador, no sentido de investimento de recursos, provocou o afastamento da elite cafeeira, que se uniu aos grupos republicanos.
A impossibilidade legal da utilização simultânea da mão de obra escrava e de imigrantes no meio rural, nas grandes propriedades rurais, prejudicou a produção e restringiu a população imigrante às áreas urbanas e ao trabalho fabril.