A depressão é um problema de saúde pública. Embora não se tenha um cálculo exato, estimase que cerca de 30% da população mundial sofra desse mal. Quimicamente, é causada por um defeito nos neurotransmissores responsáveis pela produção de hormônios, que dão a sensação de conforto, prazer e bem-estar. Quando existe algum problema nesses neurotransmissores, a pessoa começa a apresentar sintomas como desânimo e tristeza.
Adaptado de DE ANDRADE, Rosângela Vieira et al. Atuação dos neurotransmissores na depressão. Sistema nervoso, v. 2, p. 3, 2003.
Em relação aos neurotransmissores, analise as assertivas:
I. Em um neurônio os estímulos sempre se propagam em um único sentido, dendrito, corpo celular e axônio e nunca ocorrem em sentido contrário.
II. O neurotransmissor acetilcolina é transportado pelos neurônios e liberado na fenda sináptica, onde dá origem ao impulso nervoso da célula.
III. Os neurotransmissores são transportados pela corrente sanguínea e atuam em órgãos específicos, denominados órgãos-alvo.
IV. O nível do aminoácido tirosina no cérebro interfere com o nível de serotonina, uma amina que controla reações de ansiedade, medo, depressão, sono e percepção à dor.
A alternativa onde está(ão) o(s) número(s) romano(s) da(s) afirmação(ções) correta(s) é:
I.
III.
I e II.
I, III e IV.
I, II e III.