A definição de ácidos e bases de Brönsted e Lowryé mais abrangente que a de Arrhenius, por não se restringir somente ao meio aquoso. Segundo a referida definição, uma reação ácido-base consistiria na transferência da espécie H⁺ do ácido para a base. Dentro desse formalismo, a água pode ser considerada ao mesmo tempo um ácido e uma base, conforme mostra a equação química:
2H₂O (I) ⇌ H₃O⁺(aq) + OH⁻(aq)
Devido a esse comportamento, denominado anfoterismo, a água é um solvente que participa ativamente das reações ácido-base. Entretanto, outros solventes também têm essas características, como o ácido acético glacial ou a amônia líquida, cujas equações químicas são, respectivamente:
2CH₃COOH (I) ⇌ CH₃COOH₂⁺(acét) + CH₃COO⁻(acét)
2NH₃(I) ⇌ NH₄⁺(am) + NH₂⁻(am)
(Obs.:“acét” denota solução em ácido acético glacial, e “am” denota solução em amônia líquida).Sobre esse assunto, considere as seguintes afirmativas.
1. As espécies H₃O⁺, CH₃COOH₂⁺ e NH₄⁺ são ácidos de Brönsted-Lowry por terem a capacidade de doar H⁺.
2. As espécies OH⁻, CH₃COO⁻ e NH₂⁻ são bases de Brönsted-Lowry por terem a capacidade de receber H⁺.
3. A substância HClO₄ pode ser considerada uma base forte de Brönsted-Lowry, pela sua grande capacidade de ceder H⁺ à água, ao ácido acético glacial e à amônia.
4. A dissolução de NaOH em água aumenta a basicidade da solução; de forma análoga, a dissolução de NH₄Cl em amônia líquida aumenta a acidez da solução.
Assinale a alternativa correta.