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A década de 1980 foi de crise econômica e de transição política que culminou com uma nova Constituição em 1988 e, logo no início da década seguinte, a eleição direta para presidente. No período, tanto o setor público quanto o privado foram atingidos pela estagnação no ensino superior, porém, os reflexos da crise econômica causaram maior efeito no setor privado.
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SANTOS, A. P.; CERQUEIRA, E. A. Ensino superior: trajetória histórica e políticas recentes. IX
Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul. Florianópolis, 25-27 nov. 2009.
p.6. Disponível em:
<https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/35836/Ensino%20Superior%20trajetoria%20hi
storica%20e%20politicas%20recentes.pdf?sequence=1>. Acesso em: 18 set. 2016.
Na década de 80, uma das principais mudanças no ensino superior foi a
implementação do Provão.
introdução do tempo integral.
expansão dos cursos noturnos.
extinção da cátedra acadêmica.
criação do apoio à pós-graduação.
Para responder a essa questão, é necessário entender o contexto histórico da década de 1980 no Brasil. Nesse período, o país passava por uma crise econômica e uma transição política que levou à criação da Constituição de 1988. No ensino superior, houve uma estagnação, afetando tanto o setor público quanto o privado. A expansão dos cursos noturnos foi uma resposta à necessidade de adaptação das instituições de ensino superior às demandas sociais e econômicas da época.
Concentre-se nas políticas educacionais que poderiam responder à necessidade de educação de adultos trabalhadores.
Pense sobre as mudanças que permitiriam a inclusão de novos segmentos da população no ensino superior.
Reflita sobre as características da crise econômica da época e como isso poderia influenciar as decisões sobre o ensino superior.
Confundir períodos históricos e acreditar que o Provão foi implementado na década de 1980.
Supor que a introdução do tempo integral foi uma das principais mudanças sem ter base no contexto histórico.
Desconhecer o que é cátedra acadêmica e sua relevância (ou falta dela) na década de 1980.
Considerar a criação de apoio à pós-graduação como uma das principais mudanças no ensino superior na década de 1980, sem evidências no texto.
É importante revisar o contexto histórico e político do Brasil na década de 1980, o processo de redemocratização, a promulgação da nova Constituição em 1988 e as políticas educacionais adotadas para enfrentar a crise no ensino superior.