A crise na Tunísia, na Líbia, no Egito e no Bahrein ocasionou os conflitos que marcam atualmente boa parte do mundo árabe. A consequência política mais imediata tem sido o fim de regimes ditatoriais.
Assinale a alternativa que contém causa(s) determinante(s) dessa situação conflituosa.
A insatisfação do povo com a falta de liberdade política e a crise econômica mundial que, de certa forma, aumentou o desemprego, a miséria e a falta de perspectivas das populações pobres desses países.
A falta de liberdade política e de imprensa, embora as condições econômicas advindas das exportações de petróleo proporcionem boas condições de saúde, educação e emprego à maioria da população desses países.
Nestes países o regime monárquico e teocrático tem como princípio legal o que determina o Alcorão, livro religioso dos mulçumanos, não mais aceito pela maioria da população que anseia pela implantação de um regime democrático.
Embora estes países sejam democracias estáveis, a crise econômica mundial diminuiu a produção de petróleo, principal produto de exportação, acarretando como consequência queda nos investimentos sociais e na geração de emprego.