A crise financeira de 1929, iniciada nos Estados Unidos, afetou não somente aquele país, mas diversos outros ao redor do mundo. O Brasil foi afetado economicamente, mas também socialmente e na sua política. Assinale a alternativa correta quanto a essas alterações sociais e políticas.
Afetou negativamente a exportação de café, principal produto econômico brasileiro. Dessa forma, também influenciou o descrédito na Primeira República, associada aos grandes oligarcas do café, auxiliando na derrubada do Presidente Washington Luís, na ascensão de Vargas e na criação de um governo provisório em 1930.
O governo brasileiro conseguiu, de forma relativa, contornar a crise, aumentando ainda mais as exportações de café e solidificando o governo de Washington Luís.
As exportações de café foram totalmente afetadas, diminuindo muito a compra do produto. Com isso, o governo de Washington Luís foi derrubado, e Vargas instaurou o Estado Novo, um governo ditatorial.
A crise de 1929 afetou o Brasil de forma positiva, pois, com a queda da produção de café, acelerou-se, de forma efetiva e imediata, investimentos em ciência e tecnologia no país.
Um dos efeitos da crise de 1929 no Brasil foi a queda da produção industrial do país que, naquele momento, crescia de forma pujante.