“A criação, por meio do desemprego tecnologicamente induzido, de um exército industrial de reserva põe em foco as adaptações tecnológicas capazes de poupar mão de obra. Inovações que melhoram a eficiência e a coordenação, ou aceleram os tempos de rotação na produção e na circulação, produzem quantidades maiores de mais-valor para o capital”.
HARVEY, David. A loucura da razão econômica: Marx e o capital no século XXI. São Paulo: Boitempo, 2018. p. 114.
Tendo como referência o texto acima e considerando a perspectiva marxista, marque a alternativa CORRETA.
Podemos inferir que, na concepção marxista, na medida em que se produzem quantidades maiores de mais-valor, os rendimentos dos trabalhadores crescem.
A criação de um exército industrial de reserva, na medida em que a tecnologia avança, tem permitido ao capital criar mais empregos e menos trabalho, poupando mão de obra.
A tecnologia que gera desemprego é algo novo na produção capitalista, aparecendo no desenvolvimento capitalista do pós-guerra.
Na medida em que a tecnologia avança, a produção aumenta, não obstante, considerando que quem produz riqueza é o trabalho, este tem seu valor reduzido.
O valor do trabalho é fundamental no capitalismo, por isso valor do trabalho e preço pago em forma de salário se tornam equivalentes.