“A criação do Sistema Único de Saúde (SUS), põe em prática uma política federal de caráter descentralizador, que, conjugada à gratuidade e universalidade, o torna o maior sistema público de saúde do mundo. À União cabe o papel primordial de regulador, estimulador e avaliador das atividades de saúde. Estados e municípios têm a responsabilidade de planejar e executar os serviços que atendem às populações locais. Assim, os três entes federativos, em vez de concorrer, trabalham juntos.”
Fonte: https://fundacaofhc.org.br/linhasdotempo/saude/?psafe_param= 1&gclid=Cj0KCQjww4-hBhCtARIsAC9gR3Zhhg_Ox15rqQqlVCvOSV1 g52lftleS64lHQIoRU0qFs4r7gwHomZIaAqXiEALw_wcB (Texto adaptado)
Analise as afirmativas abaixo quanto ao sistema de saúde no Brasil.
I. O Sistema Único de Saúde está adstrito à assistência médica e hospitalar e atendimentos de emergência, garantindo aos cidadãos brasileiros, sem distinção, o direito a vacinas e remédios, gratuitamente, para diversas doenças, como pressão alta, asma, diabetes, HIV e Alzheimer.
II. Por meio do SUS, o Programa Nacional de Imunizações é referência internacional com o acesso gratuito da população às vacinas. Respeitando critérios e orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil possui um dos maiores programas de vacinação do mundo, prevenindo e erradicando doenças.
III. Fazem parte do SUS os hospitais universitários, bancos de sangue, hemocentros, além de fundações e institutos de pesquisa. As demais unidades de saúde são do sistema estadual ou municipal de saúde e não se misturam com o âmbito federal.
IV. O SUS desde a sua concepção, ampliou o olhar para além do tratamento das doenças em si, abrangendo medidas preventivas, sanitárias e que garantam maior qualidade de vida à população.
Após análise, admite-se como corretas
apenas as afirmativas I e II.
apenas as afirmativas II e III.
apenas as afirmativas II e IV.
apenas as afirmativas I, II e III.
apenas as afirmativas II, III e IV.