Instrução: As questões de números 01 a 15 referem-se ao texto abaixo.
Comunicação agressiva
Por Renata Gama
01 \(\quad\quad\quad\) Quando pensamos em agressividade normalmente vem a nossa mente agressões físicas.
02 \(\,\) Mas esquecemos, muitas vezes, daquele famoso ditado popular: “palavras doem mais do que
03 \(\,\) um tapa”. Será que muitas vezes, na correria do nosso cotidiano, mesmo que de forma
04 \(\,\) automática e sem intencionalidade, não acabamos sendo agressivos na nossa comunicação? Seja
05 \(\,\) em nossos relacionamentos pessoais ou profissionais, é muito importante estarmos atentos à
06 \(\,\) forma que falamos com as pessoas, para não termos uma comunicação violenta, o que pode nos
07 \(\,\) causar problemas de relacionamento e de convivência.
08 \(\quad\quad\quad\) Para você saber se está praticando uma comunicação agressiva, fique atento no que
09 \(\,\) caracteriza esse tipo de comunicação:
10 \(\,\) Não escuta: a pessoa preocupa-se apenas em transmitir sua mensagem, sem ouvir e prestar
11 \(\,\) atenção com quem está se comunicando.
12 \(\,\) Ausência de empatia: o indivíduo que se comunica de forma agressiva não presta atenção e
13 \(\,\) não tem muita preocupação com os efeitos que sua mensagem pode ocasionar na outra pessoa.
14 \(\,\) Irrita-se com facilidade: não tem muita paciência com as pessoas achando que, muitas vezes,
15 \(\,\) algumas coisas são óbvias e que não precisam ser ditas.
16 \(\,\) Tom de voz alterado e gestos violentos: a comunicação agressiva também pode se
17 \(\,\) manifestar por meio de elementos não verbais, corporais ▲de atitude, entonação e expressões
18 \(\,\) faciais.
19 \(\quad\quad\quad\) Para fugir desse tipo de comunicação, invista na comunicação não violenta, que é baseada
20 \(\,\) em quatro pilares:
21 \(\,\) Observação: observe sem julgar ou avaliar;
22 \(\,\) Sentimento: identifique o sentimento envolvido na situação;
23 \(\,\) Necessidade: encontre qual a necessidade está envolvida naquele momento;
24 \(\,\) Pedido: realize de forma clara seu pedido.
25 \(\quad\quad\quad\) Lembre-se: a mesma frase pode ser dita de diversas maneiras. Foque sempre em
26 \(\,\) comunicá-la com inteligência emocional e empatia, praticando a comunicação não violenta.
(Disponível em: https://www.senacrs.com.br/artigos/o-que-e-uma-comunicacao-agressiva-e-como-saber-se-eu-a-pratico – texto adaptado especialmente para esta prova).
A correta separação silábica do vocábulo “violenta” é:
Vio-lenta.
Vi-o-len-ta.
V-i-o-len-t-a.
Vi-o-lenta.
Vio-le-n-ta.