A concentração das soluções em partes por milhão (ppm) indica quantas partes de soluto existem em um milhão de partes da solução. Em relação ao ppm, fez-se as seguintes afirmações:
I. O chumbo é um metal pesado, relativamente abundante na crosta terrestre, tendo uma concentração ao redor de 20 ppm (partes por milhão). Uma amostra de 100 g da crosta terrestre contém um valor médio, em mg de chumbo, igual a 20.
II. No rótulo de uma garrafa de “água mineral”, lêse que o conteúdo é de 1,5 litros e que a quantidade de bicarbonato de cálcio é de 20 ppm. Pode-se deduzir que tenha 20 mg de bicarbonato de cálcio no conteúdo da garrafa.
III. A água potável não pode conter mais do que 5,0 .10-4 mg de mercúrio por grama de água. Portanto, 0,5 ppm de mercúrio são permitidos na composição de água potável.
IV. A legislação exige que cada quilograma de sal comercializado contenha 0,01 ppm de iodeto, I-, geralmente na forma de NaI, para evitar o bócio. A concentração de 0,012g de NaI/tonelada de sal, está de acordo com a legislação.
Estão corretas somente as afirmações:
I e II.
I e III.
I, III e IV.
III e IV.
II e III.