A Comunicação suplementar alternativa (CSA) é uma Tecnologia Assistiva (TA) utilizada para definir outras formas de comunicação que substituem ou suplementam a fala. Sobre a aplicação da CSA na escola e as ações do terapeuta ocupacional neste contexto, é correto afirmar que:
existem barreiras para o uso da CSA e isso ocorre porque os recursos e materiais disponíveis em sua implementação devem ser exclusivamente tecnologias de alto custo.
a ação da Terapia Ocupacional é clínica, e voltada aos aspectos específicos dos educandos com deficiência.
a facilidade na implementação da CSA pode ser explicada pela excelência na capacitação e/ou preparo dos professores do ensino regular para lidar com crianças com deficiência incluídas em suas salas de aula.
o objetivo da Terapia Ocupacional é facilitar a construção de soluções para os impasses a partir do próprio grupo, redirecionando e alocando recursos tecnológicos, sociais e políticos dos equipamentos da comunidade.
no âmbito da inclusão escolar, o uso da CSA é um território muito explorado, contemplando muito das necessidades das pessoas com deficiência.