A compreensão filosófica em ética de “além destes muitos bens há um outro, bom por si mesmo, e que também é a causa de todos os outros” poderia ser estendida para a metafísica. Se isso fosse feito, essa compreensão filosófica estaria de acordo com qual das seguintes explicações acerca da possibilidade e âmbito do nosso conhecimento?
O único fundamento sólido para o conhecimento (seja científico ou moral) é a experiência e a observação.
Como não temos razões suficientemente sólidas para fundamentar nossos juízos acerca das coisas do mundo sensível, devemos suspender nosso juízo com respeito à própria possibilidade de conhecer.
O conhecimento verdadeiro só é possível se vinculado ao conhecimento das ideias ou formas imateriais, ou seja, se for conhecimento das ideias inteligíveis.
O ser de tudo o que vemos, sentimos, ouvimos não consiste em nada além de ser uma representação em nossas mentes. Assim, se pensarmos com cautela, veremos que as únicas coisas que podemos conhecer, são nossas próprias ideias.
O mundo que conhecemos é o mundo fenomênico, isto é, o mundo como ele aparece. Por outro lado, a realidade noumênica não é acessível ao nosso conhecimento.