ENEM
ENEM 2014
Matemática e suas Tecnologias
📚 + 7.020 questões ENEM
Comece sua preparação

ENEM 2014

 

 

A Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) de São Paulo testou em 2013 novos radares que permitem o cálculo da velocidade média desenvolvida por um veículo em um trecho da via. (VER FIGURA 1)


As medições de velocidade deixariam de ocorrer de maneira instantânea, ao se passar pelo radar, e seriam feitas a partir da velocidade média no trecho, considerando o tempo gasto no percurso entre um radar e outro. Sabe-se que a velocidade média é calculada como sendo a razão entre a distância percorrida e o tempo gasto para percorrê-la.


O teste realizado mostrou que o tempo que permite uma condução segura de deslocamento no percurso entre os dois radares deveria ser de, no mínimo, 1 minuto e 24 segundos. Com isso, a CET precisaria instalar uma placa antes do primeiro radar informando a velocidade média máxima permitida nesse trecho da via. O valor a ser exibido na placa deve ser o maior possível, entre os que atendem às condições de condução segura observadas.

Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 11 jan. 2014 (adaptado).


A placa de sinalização que informa a velocidade que atende a essas condições é

a

A

b

B

c

C

d

D

e

E

Resposta
C
Tempo médio
3 min
Resolução
Assine a AIO para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 300.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos AIO.
E mais: nota TRI a todo o momento.
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
30%
Taxa de acerto
2.0
Média de pontos TRI
Habilidade

Avaliar o resultado de uma medição na construção de um argumento consistente.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Resposta Correta C
Dificuldade Difícil • 31% acertaram
Tempo Médio
3min 18s
📊

Insights de Estudo

📐 Médias Matemática
🔥 Apareceu em 8 das últimas 19 provas ENEM

Taxa de Acerto

31% acerto

Distribuição TRI

Distribuição TRI

Faça login para ver

análise completa

💡

Material de Estudo

🔓

Conteúdo Exclusivo

Cadastre-se para ver dicas, estratégias e análise completa desta questão

Criar conta grátis
🎯 TRI ENEM

🎯 AIO + ENEM: A TRI Mais Precisa do Brasil

até 99,9% de precisão na nota TRI

📚
+7.020
questões ENEM
🎯
99,9%
precisão TRI nas provas antigas
📊
200k+
notas calculadas por ano
🔬

Aprendizado Personalizado com TRI + AI

  • Identifica sua nota real em cada área

    Precisão de 99,9% para as provas Enem até 2024

  • Recomenda questões no seu nível

    IA ajusta a dificuldade ao seu desempenho

  • Mostra seu progresso em tempo real

    Acompanhe sua evolução com métricas precisas

Depoimentos

Transforme seus estudos com a AIO!

Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de AI + aprendizado ativo

+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+80 mil
Estudantes
Avatar
Diana Bittencourt
Aprovado
Não conhecia a AIO em 2022, e em 2023 e o que eu posso dizer sem dúvidas é que foi uma das maiores surpresas no mundo dos estudos. Digo isso porque, por conta dos simulados reduzidos, fazer questões e simuladinhos todo dia virou um hábito gostoso e que me trouxe resultados no ENEM surpreendentes!
Avatar
Tom
Aprovado
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Avatar
Jonas de Souza
Aprovado
As correções de redações e as aulas são bem organizadas e é claro os professores são os melhores com a melhor metodologia de ensino, sem dúvidas contribuiu muito para o aumento de 120 pontos na minha média final!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade