A coloração de Gram é uma técnica amplamente utilizada para diferenciação morfotintorial de bactérias. Ela foi desenvolvida em 1884 pelo médico dinamarquês Hans Christian Joachin Gram. No decorrer do tempo, sofreu modificações, dentre as quais, a fucsina, utilizada como contracorante, que foi substituída pela safranina. Assinale a alternativa que justifica essa técnica.
A safranina é um corante menos tóxico que a fucsina; sendo assim, a substituição foi necessária para garantir a segurança operacional.
A safranina é um corante simples e de baixo custo, diferentemente da fucsina; dessa forma, a substituição foi necessária para não onerar o exame.
A safranina mantém-se mais distante da cor violeta no espectro de cor, diferenciando com maior nitidez as bactérias gram-negativas das gram-positivas.
A fucsina não possui a capacidade de corar células fúngicas, enquanto que a safranina possui; com isso, a substituição possibilitou ampliar a identificação microbiológica.
A fucsina é um corante que sofre modificação de cor em função da temperatura, o que, em algumas situações, não possibilitava a devida segurança na diferenciação morfotintorial das bactérias.