ENEM 2016

A coleta das fezes dos animais domésticos em sacolas plásticas e o seu descarte em lixeiras convencionais podem criar condições de degradação que geram produtos prejudiciais ao meio ambiente (Figura 1).

A Figura 2 ilustra o Projeto Park Spark, desenvolvido em Cambridge, MA (EUA), em que as fezes dos animais domésticos são recolhidas em sacolas biodegradáveis e jogadas em um biodigestor instalado em parques públicos; e os produtos são utilizados em equipamentos no próprio parque.

Uma inovação desse projeto é possibilitar o(a)

A)
queima de gás metano.
B)
armazenamento de gás carbônico.
C)
decomposição aeróbica das fezes.
D)
uso mais eficiente de combustíveis fósseis.
E)
fixação de carbono em moléculas orgânicas.
Ver resposta
Ver resposta
Resolução

A questão aborda a utilização de biodigestores para o tratamento de fezes de animais domésticos, contrastando o descarte convencional com um método que permite a produção de gás metano a partir da decomposição anaeróbica das fezes. Para resolver a questão, o aluno deve compreender o processo de biodigestão e os produtos gerados a partir dele.

Resposta A
1 min
Dicas
expand_more
expand_less

Leia atentamente a descrição do Projeto Park Spark e lembre-se do tipo de gás que é frequentemente associado à decomposição de matéria orgânica em ambientes anaeróbicos.

Pense sobre o tipo de gás que pode ser utilizado como fonte de energia.

Considere os produtos da decomposição anaeróbica e seu possível uso em um parque público.

Erros Comuns
expand_more
expand_less
Não compreender o propósito do projeto, que é inovador devido ao uso do biogás produzido a partir das fezes dos animais.
Confundir decomposição aeróbica com anaeróbica, o que leva a escolha errada da opção que menciona decomposição aeróbica.
Não entender corretamente a composição do biogás e sua utilização como fonte de energia.
Conceitos chave

Biodigestores são dispositivos que permitem a decomposição de matéria orgânica em um ambiente sem oxigênio (anaeróbico), produzindo biogás, que é uma mistura de gases, principalmente metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2).

Estratégia de resolução

Identifique palavras-chave no enunciado e relacione-as com o conhecimento sobre biodigestão e produção de biogás.

28%
Taxa de acerto
39.9
Média de pontos TRI

Habilidade

Reconhecer benefícios, limitações e aspectos éticos da biotecnologia, considerando estruturas e processos biológicos envolvidos em produtos biotecnológicos.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Use IA e o maior banco de questões para conquistar a sua vaga dos sonhos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom, formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah, formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
Páginas
Informações
AIO Educação LTDA
37.533.069/0001-90
Rio de Janeiro - RJ
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar