A classificação de Schilling dos agravos de saúde, segundo sua relação com o trabalho, é amplamente conhecida e utilizada pelos profissionais desta área. Sua utilização no dia a dia ajuda a direcionar o pensamento clínico e a tomada de condutas pelo médico do trabalho. Diante do exposto, é INCORRETO afirmar que
doenças em que o trabalho é provocador de um distúrbio latente, ou agravador de doença já estabelecida ou preexistente, são classificadas como grupo III de Schilling.
as doenças classificadas como grupo I de Schilling são as chamadas doenças profissionais, e sua ocorrência deve ser notificada pois apresentam implicações legais nos âmbitos da previdência social e do trabalho.
as doenças do grupo II de Schilling são as patologias que têm o trabalho como fator contributivo, mas não necessário. Como exemplo tem‐se as neoplasias, doenças coronarianas, intoxicação aguda e varizes de membros inferiores.
existem cinco grandes grupos de fatores de risco para saúde e segurança do trabalho: físicos; químicos; biológicos; ergonômicos; e, mecânicos e de acidentes. As doenças classificadas nos grupos II e III de Schilling estão relacionadas a tais fatores de risco.