UERN 2011

A civilização grega apresentou o escravismo como característica fundamental na sua organização sócio-econômica. Os escravos tinham várias origens: o nascimento, a guerra e a compra.

 

Sobre as condições de um escravo na Grécia Antiga, pode-se afirmar:

a

Em Esparta, os hilotas eram escravos públicos e estavam sujeitos à matança periódica, conhecida como kriptia. 

b

Os escravos na Grécia Antiga eram utilizados exclusivamente no trabalho agrícola, uma vez que eram considerados subalternos e tinham a condição de estrangeiros na sociedade.

c

Os atenienses defendiam que a posse de um escravo conferia ao cidadão o direito de fazer parte do Conselho da Gerúsia. 

d

A escravidão por dívidas, típica da Grécia Antiga, permaneceu até o momento de dominação macedônica, ao final do período Clássico.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A

Resolução

A escravidão na Grécia Antiga variava conforme a pólis, mas foi sempre um pilar da organização econômica e social. Em Esparta, havia os hilotas, que eram considerados escravos do Estado e sofriam vigilância e violência sistemática, como a prática da kriptia, em que jovens espartanos podiam exterminá-los periodicamente. A reforma de Sólon em Atenas, por exemplo, aboliu a escravidão por dívidas, mas isso não significou o fim de toda escravidão. Portanto, a alternativa correta é a que menciona a condição dos hilotas e a kriptia (opção A).

Para chegar a essa resposta, precisamos reconhecer que as demais alternativas apresentam imprecisões históricas: nem todos os escravos exerciam só funções agrícolas, não havia ligação entre a posse de escravos e a admissão no Conselho da Gerúsia e a escravidão por dívidas não perdurou até a dominação macedônica.

Dicas

expand_more
Lembre-se das peculiaridades espartanas na relação com os hilotas.
Reflita sobre as reformas de Sólon e suas consequências para a escravidão por dívidas.

Erros Comuns

expand_more
Acreditar que a escravidão se restringia à agricultura na Grécia.
Confundir as práticas espartanas, como a kriptia, com o contexto de outras pólis.
Pensar que a escravidão por dívidas persistiu por toda a história grega.
Revisão
Na Grécia Antiga, a economia era agrária e a mão de obra escrava se fazia presente não apenas nos campos, mas também nas minas, nas atividades domésticas e em ofícios urbanos. Esparta possuía um regime singular de escravidão (os hilotas) e também usava a kriptia como forma de controle. Em Atenas, houve a reforma de Sólon, que aboliu a escravidão por dívidas, modificando esse cenário no mundo ateniense.
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Jonas de Souza
As correções de redações e as aulas são bem organizadas e é claro os professores são os melhores com a melhor metodologia de ensino, sem dúvidas contribuiu muito para o aumento de 120 pontos na minha média final!
Jefferson, formando em Medicina
Com a plataforma AIO consegui acertar as 45 questões de ciências humanas no ENEM 2022! Sem dúvidas, obter a nota máxima nessa área, foi imprescindível para ser aprovado em medicina.
Rejandson, vestibulando
Eu encontrei a melhor plataforma de estudos para o Enem do Brasil. A AIO é uma plataforma inovadora. Além de estudar com questões ela te dá a TRI assim que você termina.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar