A Cinemateca Brasileira realiza a mostra “Dogma 95 – 15 anos depois” com o apoio do Instituto Cultural da Dinamarca. O Dogma 95 é um movimento cinematográfico internacional lançado a partir de um manifesto publicado em 13/03/1995, em Copenhague, na Dinamarca. Os autores foram os cineastas dinamarqueses Thomas Vinterberg e Lar
Von Trier.
(www.redebrasilatual.com.br)
Sobre o Dogma 95 é correto afirmar:
constituiu o manifesto de adesão de criativos cineastas ao cinema de modelo hollywoodiano;
o manifesto teve cunho técnico e segundo os cineastas foi um ato de resgate do cinema feito antes da exploração industrial (segundo o modelo de Hollywood);
uma das características dos filmes – Dogma – são os elevados custos de produção, o que transformou os trabalhos produzidos pelo movimento em filmes de produção caríssima;
entre as chamadas regras básicas, também conhecidas como “voto de castidade” do movimento, estão a que o filme deve ser em preto e branco e todos devem contar com iluminação especial e filtros;
o movimento prega a utilização de elementos especiais para explorar a cena, como trilha sonora, efeitos especiais, cenografia e truques de filmagem.