UNIVAG 2017/2

  A ciência costuma pregar boas peças nas evidências deste mundo. Era para todos muito evidente que o Sol se levantava de um lado e caía do outro. Até que apareceu alguém para dizer que o Sol nem nasce nem se põe, é a Terra que se mexe. Foi um pouco disso o que aconteceu com a questão da Angústia. A angústia era encarada como uma espécie de maldição do outro mundo, tal sua vagueza e falta de explicação lógica. Vejam o sujeito que está numa praia às dez da manhã, mar azul, céu azul, de repente se percebe tenso como uma corda de violino. Racionalmente não consegue descobrir por quê. Sente-se tomado por um vago sentimento de medo. Tão vago e tão doloroso que parece mesmo coisa do outro mundo, maldição dos deuses ou dos orixás, os quais talvez seja bom dar um jeito de aplacar.

  É nesse ponto que chega Freud e afirma que não é o Sol que se mexe. Afirma que a angústia não é vaga porque vem de outro mundo: é vaga porque vem do inconsciente. Ela não está, portanto, fora, mas dentro de nós. A angústia, diz Freud, é uma excitação sexual reprimida.

  Uma teoria à primeira vista pouco evidente, meio esquisita, que não bate muito com o senso comum: o sujeito que está tenso na praia vai atribuir sua angústia a um negócio difícil, a uma briga com a mulher, à própria situação do país. Vai apelar para causas conscientes, fora dele. No entanto, ele não sabe muito, mas parece que a tensão por um negócio difícil é muito diferente daquele vago, renitente e doloroso sentimento de angústia que o assalta de vez em quando, até mesmo às dez da manhã, na praia, num belo dia de sol.

(O que é angústia, 2008. Adaptado.)

“Tão vago e tão doloroso que parece mesmo coisa do outro mundo, maldição dos deuses ou dos orixás, os quais talvez seja bom dar um jeito de aplacar.” (1o parágrafo)

 

O termo destacado “mesmo” tem função sintática equivalente à do termo destacado em:

a

Ninguém sabe se ele escreveu mesmo os livros. 

b

Estou trabalhando muito. Espero que você faça o mesmo. 

c

A voz do homem era a mesma, mas o rosto era outro. 

d

Para descer do ônibus, é preciso que o mesmo esteja parado. 

e

O adulto repete a criança: as mesmas virtudes e os mesmos vícios.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A
Resolução
Assine a AIO para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 300.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos AIO.
E mais: nota TRI a todo o momento.
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Mariana Scheffel
AIO foi fundamental para a evolução do meu número de acertos e notas, tanto no ENEM quanto em outros vestibulares, fornecendo os recursos e as ferramentas necessárias para estudar de forma eficaz e melhorar minhas notas.
Rejandson, vestibulando
Eu encontrei a melhor plataforma de estudos para o Enem do Brasil. A AIO é uma plataforma inovadora. Além de estudar com questões ela te dá a TRI assim que você termina.
Sarah
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar