A China, com mais de 1 bilhão e 357 milhões de habitantes e organizada como uma república parlamentar socialista, tem atraído a atenção dos países capitalistas pela nova política econômica que foi implantada após a morte de Mao Tse-Tung.
Sobre as reformas implantadas na China a partir de 1978, é correto afirmar que:
o governo chinês permitiu o estabelecimento de um comércio ativo com outros países e a instalação de fábricas de transnacionais em solo chinês. Foram criadas as Zonas Econômicas Especiais, no litoral chinês.
após o longo processo de independência britânica , na primeira metade do século XX, os primeiros governos nacionais procuraram promover o crescimento econômico com a ajuda dos EUA e do Fundo Monetário Internacional (FMI).
o governo chinês, para tentar solucionar a crise, desenvolveu um programa de reformas econômicas no país denominado perestroika . Por meio desse programa, ocorreu uma nova direção no desenvolvimento do setor industrial voltado para a produção de bens de consumo e material bélico.
a elevada incidência de pobreza no país tem raízes na economia colonial. Desse modo grande parte da população ficou marginalizada do mercado consumidor.
as reformas econômicas foram responsáveis pela criação das “ZEEs”na região oeste e central do país, com infraestrutura construída pelos investidores estrangeiros.