UPF Inverno 2018

A charge é caracterizada por ser um gênero textual que, com recurso ao humor e à irreverência, satiriza algum acontecimento da atualidade. A charge a seguir faz alusão a um perfil que vem marcando o comportamento das pessoas na contemporaneidade e estabelece um paralelo com o enunciado "Penso, logo existo", do filósofo e matemático francês René Descartes, que o utilizou para colocar a razão humana como forma de existência.

Analisando a estratégia argumentativa utilizada, avalie as afirmativas que seguem sobre os possíveis sentidos movimentados por esse texto e indique a incorreta:

a

Ao utilizar dois quadros, nos quais as informações verbais e não verbais estão distribuídas de forma idêntica, a charge coloca em evidência duplas de elementos que, semanticamente, estão em contradição: i) verdade x pós-verdade; ii) um homem cujo biotipo e vestimenta lembram uma época que não a contemporânea x um homem vestindo uma camiseta, roupa comum na atualidade (o que pode remeter à contradição passado x presente); iii) penso x acredito; iv) existo x estou certo.

b

A menção ao enunciado de Descartes, amplamente conhecido por seu impacto na ciência e na filosofia, contribui para a compreensão da crítica apresentada pela charge.

c

O contexto da charge remete à reflexão de que a verdade mantém relação com o pensar e de que o acreditar consiste em uma ação posterior. Nesse processo, o acreditar, mais fundamentado, é caracterizado por estar em um nível mais elevado em relação à verdade, o que pode ser inferido da informação “pós-verdade”.

d

Ao utilizar os termos “penso” e “acredito”, a charge põe em conflito duas ações diferentes. A primeira remete a um ato intelectualizado (o ato de pensar e refletir) e a segunda a um ato subjetivo, o de acreditar, cuja origem pode não estar fundada na ciência ou em evidências que materializem esse acreditar, mas em convicções pessoais.

e

Ao fazer referência a “estou certo”, a charge revela um perfil inflexível e sugere que, na pós-verdade, os indivíduos não se mostram dispostos a abrir mão de suas convicções pessoais, tampouco a refletir sobre elas.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
C
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar