A Chapada do Araripe, que atravessa a porção Sul do estado do Ceará, tem merecido grande atenção nos últimos anos por parte dos ambientalistas devido à larga importância de seus ecossistemas. Na atualidade, grande parte da Chapada do Araripe se situa dentro dos domínios da APA – Áreas de Proteção Ambiental do Araripe – e da FLONA – Floresta Nacional do Araripe, o que restringe as atividades humanas nela desenvolvidas. Assim sendo, o desenvolvimento de atividades agrícolas e criatórias nas encostas da Chapada é inviável devido às seguintes situações:
I) A interferência antrópica intensifica a ocorrência de deslizamentos de terra nos declives mais acentuados das encostas.
II) A ação da erosão pluvial torna-se mais intensa numa área destinada ao cultivo agrícola ou para pasto do que numa área revestida pela floresta nativa.
III) Com a diminuição da cobertura florestal, o processo de assoreamento do leito dos rios que desembocam na bacia do Salgado se acentua, o que pode trazer graves transtornos à população que vive à margem dos rios Granjeiro e Batateiras .
IV) Considerando-se o fato de a Chapada do Araripe ser uma das regiões mais chuvosas do país e ainda a ação da massa tropical atlântica ao longo de todo o ano, o uso do solo nas encostas da serra para fins agrícolas aumentaria o processo de lixiviação do solo, com a consequente perda de seus nutrientes.
Estão corretas:
somente II e IV.
somente I e III.
todas.
somente I, II e III.
somente II, III e IV.