A chamada “Revolução de 1930” encerra a Primeira República no Brasil. Leia as afirmativas abaixo a respeito dos fatores políticos, econômicos e sociais que contextualizam esse evento e marque a alternativa CORRETA.
A “Revolução de 1930” foi um movimento liderado por algumas oligarquias, como a de Minas Gerais, a da Paraíba e a do Rio Grande do Sul, que depôs o presidente Washington Luís e impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes.
A “Aliança Liberal”, formada pelos estados de São Paulo, da Paraíba e do Rio Grande do Sul, venceu as eleições de 1930, tendo como candidato Getúlio Vargas.
Dentre as várias oligarquias estaduais que se envolveram na “Revolução de 1930”, as grandes vitoriosas foram a de São Paulo, a da Paraíba e a do Rio Grande do Sul, que apoiavam Getúlio Vargas.
As eleições, na Primeira República, eram marcadas por fraudes, mas garantia o direito de voto para as mulheres e para os analfabetos, o que não ocorreu durante o período Imperial.
A “Revolução de 1930” foi a única crise política da chamada “Política do Café com Leite”. Pela primeira vez, as oligarquias estaduais entraram em confronto pela disputa de poder.