A chamada “Peste Negra”, ou Peste Bubônica, gerou vários impactos e consequências religiosas, sociais e econômicas, afetando, de modo intenso, a história europeia. Acerca dessas consequências, analise cada uma das afirmativas a seguir.
I- A falta de mão de obra tornou os senhores menos dispostos a conceder melhores salários e liberdade aos servos. Muitos senhores procuraram reforçar as leis que proibiam a fuga dos servos e facilitavam sua captura.
II- Em reação ao recrudescimento da exploração servil, principalmente na França e Inglaterra, ocorreram revoltas camponesas. Nelas, os campônios chegaram a saquear castelos, assassinando senhores feudais e outros nobres.
III- A disseminação da moléstia foi atribuída ao povo africano e, em razão desse “pecado”, teve início a escravização dos chamados Filhos de Cam, que, por meio do trabalho forçado na agricultura e na mineração, poderiam alcançar a salvação de suas almas.
IV- As grandes navegações e o interesse português pelas terras do Novo Mundo ampliou-se, definitivamente, no momento em que o comércio com o Oriente foi interrompido em uma tentativa de contenção das doenças advindas da Índia e da China.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I e IV, apenas.