A chamada Cortina de ferro faz referência à:
instalação de uma série de campos de concentração durante o desenvolvimento da Segunda Guerra Mundial, visando à criação de uma barreira étnica para o desenvolvimento da política nazista.
transformação ideológica, econômica e física que ocorreu na Europa durante a Guerra Fria, estando do lado oriental as nações comunistas, lideradas pela União Soviética, e ao sul e a leste os países capitalistas, capitaneados pela Inglaterra e pelos Estados Unidos.
construção de um muro que separava a cidade de Berlim em duas partes após a Segunda Guerra Mundial: a porção oriental administrada pela União Soviética, e a parte ocidental, praticante do capitalismo e associada ao capitalismo, sendo proibida a passagem de moradores de um lado para outro da cidade.
implantação de uma política intervencionista americana no Extremo Oriente, visando associação dos países orientais ao capitalismo, porém a resistência de nações como o Vietnã, por exemplo, tornava essa ideologia impenetrável nessa região.
união entre o Afeganistão, durante os anos 1970 para a defesa da produção petrolífera, sem qualquer intervenção dos Estados Unidos ou da União Soviética, constituindo uma barreira anti-ideológica.