A centrifugação é um método de separação de misturas que se baseia na diferença de densidade entre os seus componentes. Essa técnica é usada em laboratórios para separar frações do sangue. Nesse fracionamento do sangue pela centrifugação, são obtidos os seus principais componentes, isto é, as hemácias, as plaquetas e o plasma. As unidades para indicar os parâmetros de uma centrifugação são RPM (rotações por minuto) e RCF (força centrífuga relativa). A RPM tem unidade de velocidade e a RCF, de força. Se a RCF é de “500×g”, isso significa que tem intensidade 500 vezes maior que a força gravitacional. Com relação a essas unidades utilizadas pelas ciências biomédicas, considere as afirmativas a seguir.
I. Se a velocidade de centrifugação está descrita em RPM, ela somente poderá ser utilizada de uma centrífuga para outra se as centrífugas em questão tiverem o mesmo tamanho de raio e o mesmo ângulo de inclinação do rotor.
II. O conceito de força centrífuga, útil na análise do processo de centrifugação, é relativo a uma força de inércia que só existe em um referencial em rotação.
III. O princípio do processo de centrifugação é o mesmo que o da sedimentação sob a ação da força gravitacional, mas, substituindo a aceleração “g” da gravidade por um “campo de forças centrífugas” com ω2r ≫ g, aumenta-se a rapidez da separação.
IV. O conceito de força centrífuga é também útil para explicar as órbitas circulares sob o efeito da atração gravitacional, pois um corpo permanece em órbita porque a força centrífuga equilibra a atração gravitacional.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas I e II são corretas.
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.