A celulose é um polissacarídeo, proveniente da junção de milhares de moléculas de glicose de configuração beta, é insolúvel em água, apresenta estrutura linear e chega a atingir massas moleculares da ordem de 400.000 u. Existe praticamente em todo o reino Plantae, é o principal componente da parede celular, tida como o esqueleto básico das células vegetais. Trata-se de uma fonte essencial de alimento para diversos animais herbívoros. Paradoxalmente, esses animais não são capazes de digerir as moléculas de celulose assim como os seres humanos.
Fonte: http://www.infoescola.com/compostos-quimicos/celulose/
Acesso em 29 out. 2015. (com adaptações)
Sobre o contexto abordado, pode-se afirmar que
o elefante consegue captar a glicose contida na celulose porque secreta enzimas capazes de hidrolisar as ligações de configuração beta.
a dieta do elefante não é baseada na celulose, mas em outras formas de carboidratos rico em glicose como o amido.
a glicose presente na celulose pode ser obtida através da ação da celulase secretada por microorganismos presentes em alguns animais herbívoros.
a celulose não pode ser degrada por seres humanos e desta forma é desnecessária sua presença na dieta, pois prejudica os movimentos intestinais.
uma alternativa para os animais herbívoros utilizarem a glicose contida na celulose é usarem amilases pancreáticas para degradarem as ligações beta da celulose.