A celulose é um polissacarídeo, de fórmula (C6H10O5)n, que atinge massas moleculares da ordem de 400.000 u. A celulose está presente em praticamente todos os vegetais. O organismo humano não a digere porque o estômago e o intestino não produzem enzimas capazes de quebrar as moléculas de celulose. Consequentemente, toda celulose que ingerimos acaba sendo eliminada nas fezes. No entanto, a ingestão de alimentos fibrosos é importante para o bom funcionamento do intestino.
A estrutura química de parte da celulose está representada na figura abaixo:
Baseado no texto e na figura apresentada, assinale a alternativa correta sobre o polissacarídeo celulose:
Caso tivéssemos a enzima celulase, ela promoveria a quebra da ligação glicosídica alfa-1,6 entre os resíduos de glicose.
A celulose é considerada um polímero, formado por centenas de monômeros de maltose.
A celulose possui estrutura química extremamente semelhante ao glicogênio, uma vez que ambos possuem ramificações e ligações glicosídicas do tipo beta-1,6.
Ao considerar a formação da celulose a partir da ligação entre 300 moléculas de glicose, pode-se afirmar que ocorreu liberação de 299 moléculas de água.
Os ruminantes são capazes de digerir a celulose porque eles produzem enzimas por células intestinais que quebram a ligação do tipo beta-1,6.