FUVEST 1999

A carruagem parou ao pé de uma casa amarelada, com uma portinha pequena. Logo à entrada um cheiro mole e salobro enojou-a. A escada, de degraus gastos, subia ingrememente, apertada entre paredes onde a cal caía, e a umidade fizera nódoas. No patamar da sobreloja, uma janela com um gradeadozinho de arame, parda do pó acumulado, coberta de teias de aranha, coava a luz suja do saguão. E por trás de uma portinha, ao lado, sentia-se o ranger de um berço, o chorar doloroso de uma criança.

(Eça de Queirós, O primo Basílio)

Observando-se os recursos de estilo presentes na composição desse trecho, é correto afirmar que
a
o acúmulo de pormenores induz a uma percepção impessoal e neutra do real.
b
a descrição assume caráter impressionista, dando também dimensão subjetiva à percepção do espaço.
c
as descrições veiculam as impressões do narrador, e o monólogo interior, as da personagem.
d
a carência de adjetivos confere caráter objetivo e real à representação do espaço.
e
o predomínio da descrição confere caráter expressionista ao relato, eliminando seus resíduos subjetivos.
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Resposta
B

Resolução

No excerto de Eça de Queirós, observamos uma descrição rica em sensações e pormenores – o cheiro, a luminosidade filtrada e as marcas de desgaste nas paredes e no piso, que criam uma atmosfera carregada e subjetiva. Essa descrição não se limita a fatos concretos, mas transmite a impressão pessoal do narrador, quase como se o leitor vivesse a experiência sensorial do local. Esse recurso dá caráter impressionista ao trecho, ou seja, não apenas mostra o ambiente de forma objetiva, mas também como esse ambiente afeta e impressiona psicologicamente a personagem – evidenciando uma “dimensão subjetiva” na percepção do espaço. Assim, a alternativa correta é a letra B.

Dicas

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Preste atenção nos adjetivos e expressões que indicam sensações.
Verifique se o clima criado pelo narrador reflete emoções e impressões pessoais.
Observe como a descrição ultrapassa uma simples narrativa objetiva.

Erros Comuns

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Confundir descrição impressionista com descrição objetiva e neutra.
Assumir que a mera presença de detalhes torne a descrição impessoal.
Achar que toda descrição cheia de pormenores é totalmente objetiva.
Revisão
A “descrição impressionista” em literatura busca retratar as sensações e impressões pessoais do narrador ou da personagem, indo além de uma descrição meramente fotográfica. Eça de Queirós, ao enfatizar detalhes que provocam reações sensoriais (visuais, olfativas e até sonoras), exemplifica a natureza subjetiva desse tipo de descrição. Em contraponto, uma descrição estritamente objetiva limita-se a enumerar fatos e traços físicos, sem transmitir a carga emocional ou sensorial.
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