ENEM
ENEM 2010
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
📚 + 7.020 questões ENEM
Comece sua preparação

ENEM 2010

A carreira do crime


Estudo feito por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz sobre adolescentes recrutados pelo tráfico de drogas nas favelas cariocas expõe as bases sociais dessas quadrilhas, contribuindo para explicar as dificuldades que o Estado enfrenta no combate ao crime organizado.

 

O tráfico oferece aos jovens de escolaridade precária (nenhum dos entrevistados havia completado o ensino fundamental) um plano de carreira bem estruturado, com salários que variam de R\$ 400,00 a R\$ 12.000 mensais. Para uma base de comparação, convém notar que, segundo dados do IBGE de 2001, 59% da população brasileira com mais de dez anos que declara ter uma atividade remunerada ganha no máximo o ‘piso salarial’ oferecido peto crime. Dos traficantes ouvidos pela pesquisa, 25% recebiam mais de R\$ 2.000 mensais; já na população brasileira essa taxa nao ultrapassa 6%.

 

 

Tais rendimentos mostram que as políticas sociais compensatórias, como o Bolsa-Escola (que paga R\$ 15 mensais por aluno matriculado), são por si só incapazes de impedir que o narcotráfico continue aliciando crianças provenientes de estratos de baixa renda: tais políticas aliviam um pouco o orçamento familiar e incentivam os pais a manterem os filhos estudando, o que de modo algum impossibilita a opção pela deliquência. No mesmo sentido, os programas voltados aos jovens vulneráveis ao crime organizado (circo-escolas, oficinas de cultura, escolinhas de futebol) são importantes, mas não resolvem o problema.


A única maneira de reduzir a atração exercida pelo tráfico é a repressão, que aumenta os riscos para os que escolhem esse caminho. Os rendimentos pagos aos adolescentes provam isso: eles são elevados precisamente porque a possibilidade de ser preso não é desprezivel. É preciso que o Executivo federal e os estaduais desmontem as organizações paralelas erguidas pelas quadrilhas, para que a certeza de punição elimine o fascínio dos salários do crime.

Editorial. Folha de São Paulo. 15 jan, 2003.

 

No Editorial, o autor defende a tese de que “as políticas sociais que procuram evitar a entrada dos jovens no tráfico não terão chance de sucesso enquanto a remuneração oferecida pelos traficantes for tão mais compensatória que aquela oferecida pelos programas do governo”. Para comprovar sua tese, o autor apresenta

a

instituições que divulgam o crescimento de jovens no crime organizado.

b

sugestões que ajudam a reduzir a atração exercida pelo crime organizado.

c

políticas sociais que impedem o aliciamento de crianças no crime organizado.

d

pesquisadores que se preocupam com os jovens envolvidos no crime organizado.

e

números que comparam os valores pagos entre os programas de governo e o crime organizado.

Resposta
E
Tempo médio
1 min
Resolução
Assine a AIO para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 300.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos AIO.
E mais: nota TRI a todo o momento.
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
69%
Taxa de acerto
12.8
Média de pontos TRI
Habilidade

Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Resposta Correta E
Dificuldade Média • 61% acertaram
Tempo Médio
1min 39s
📊

Insights de Estudo

📚 Estratégias Argumentativas Língua Portuguesa
🔥 Apareceu em 14 das últimas 19 provas ENEM

Taxa de Acerto

61% acerto

Distribuição TRI

Distribuição TRI

Faça login para ver

análise completa

💡

Material de Estudo

🔓

Conteúdo Exclusivo

Cadastre-se para ver dicas, estratégias e análise completa desta questão

Criar conta grátis
🎯 TRI ENEM

🎯 AIO + ENEM: A TRI Mais Precisa do Brasil

até 99,9% de precisão na nota TRI

📚
+7.020
questões ENEM
🎯
99,9%
precisão TRI nas provas antigas
📊
200k+
notas calculadas por ano
🔬

Aprendizado Personalizado com TRI + AI

  • Identifica sua nota real em cada área

    Precisão de 99,9% para as provas Enem até 2024

  • Recomenda questões no seu nível

    IA ajusta a dificuldade ao seu desempenho

  • Mostra seu progresso em tempo real

    Acompanhe sua evolução com métricas precisas

Depoimentos

Transforme seus estudos com a AIO!

Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de AI + aprendizado ativo

+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+80 mil
Estudantes
Avatar
Joice Neves
Aprovado
Faltavam 3 meses para o ENEM, eu estava desesperada e mentalmente fragilizada por não ver os resultados do meu esforço. Então, eu encontrei a AIO e, em 3 meses, eu consegui aumentar a minha nota média em 50 pontos. Meses depois, fui aprovada no curso que eu tanto desejei. Esse sonho se tornou real graças à AIO.
Avatar
Jonas de Souza
Aprovado
As correções de redações e as aulas são bem organizadas e é claro os professores são os melhores com a melhor metodologia de ensino, sem dúvidas contribuiu muito para o aumento de 120 pontos na minha média final!
Avatar
Mariana Scheffel
Aprovado
AIO foi fundamental para a evolução do meu número de acertos e notas, tanto no ENEM quanto em outros vestibulares, fornecendo os recursos e as ferramentas necessárias para estudar de forma eficaz e melhorar minhas notas.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade