A biossegurança pode ser definida como o conjunto de medidas (administrativas, técnicas, educacionais e médicas) voltadas para prevenção ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos. Dessa forma, analise as assertivas e assinale a alternativa incorreta.
Um laboratório pode tornar-se um lugar muito perigoso, devido ao uso inadequado dos materiais e equipamentos nele existentes. O desconhecimento das situações de perigo, característico na fase de aprendizado, e mesmo pessoal já experiente no trabalho com produtos novos ou não identificados acentuam ainda mais os riscos.
Para a devida prevenção devem ser feitas avaliações dos riscos e tomadas medidas de controle que, rigidamente observadas, propiciam condições de trabalho em níveis de segurança adequados. Assim, em um laboratório, devem ser sempre seguidos certos preceitos que advertem quanto a erros comuns de técnica ou previnem possíveis acidentes.
Todos os setores devem ter um manual de medidas de segurança gerais e específicas de cada setor, um quadro de avisos com nomes e telefones de emergência e uma caixa de primeiros socorros com instruções legíveis e contendo: ataduras, compressas, pomada para queimaduras, equipamentos de irrigação ocular e antídotos químicos e suas indicações.
A inobservância de normas básicas não afeta parcial ou totalmente o trabalho, além de não gerar riscos para acidentes, desperdício de material e tempo. Os riscos no local de trabalho são fatores relativos a serem considerados e não absolutos.