ENEM 2010

A biosfera, que reúne todos os ambientes onde se desenvolvem os seres vivos, se divide em unidades menores chamadas ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e até um lago. Um ecossistema tem múltiplos mecanismos que regulam o número de organismos dentro dele, controlando sua reprodução, crescimento e migrações.
DUARTE, M. O guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.


Predomina no texto a função da linguagem

a

emotiva, porque o autor expressa seu sentimento em relação à ecologia.

b

fática, porque o texto testa o funcionamento do canal de comunicação.

c

poética, porque o texto chama a atenção para os recursos de linguagem.

d

conativa, porque o texto procura orientar comportamentos do leitor.

e

referencial, porque o texto trata de noções e informações conceituais.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
E
Tempo médio
45 s

Resolução

Para resolver esta questão, precisamos identificar qual função da linguagem predomina no texto apresentado. As funções da linguagem descrevem os diferentes propósitos com os quais a linguagem é utilizada em um ato de comunicação. Vamos analisar o texto:

O texto define o que é a biosfera e os ecossistemas, explicando que a primeira se divide nos segundos e dando exemplos (floresta, deserto, lago). Além disso, descreve um aspecto do funcionamento dos ecossistemas: os mecanismos de regulação do número de organismos.

O objetivo principal do texto é transmitir informações de forma objetiva sobre conceitos ecológicos (biosfera, ecossistema) e seus funcionamentos. O foco está no referente, ou seja, no assunto ou contexto sobre o qual se fala.

Analisando as funções da linguagem:

  • Função Emotiva (ou Expressiva): Centrada no emissor, expressa sentimentos e emoções. O texto não apresenta marcas de subjetividade ou expressão de sentimentos do autor.
  • Função Fática: Centrada no canal, visa estabelecer, manter ou interromper a comunicação. O texto não tem esse objetivo; ele transmite conteúdo.
  • Função Poética: Centrada na mensagem, explora a forma, a sonoridade e os recursos expressivos da linguagem. O texto usa linguagem direta e objetiva, sem preocupação estética predominante.
  • Função Conativa (ou Apelativa): Centrada no receptor, busca persuadir ou influenciar o leitor. O texto não tenta convencer o leitor a fazer algo nem o orienta diretamente.
  • Função Referencial (ou Denotativa/Informativa): Centrada no contexto ou referente, busca informar, explicar ou conceituar algo de forma objetiva. Este é o caso do texto, que define e descreve conceitos de ecologia.
  • Função Metalinguística: Centrada no código, usa a linguagem para falar da própria linguagem (definições de palavras em dicionários, gramáticas). Embora o texto defina termos, o foco principal não é a linguagem em si, mas os conceitos científicos que ela descreve. A função referencial é, portanto, mais predominante.

Concluímos que a função predominante é a referencial, pois o texto se concentra em apresentar informações e conceitos sobre biosfera e ecossistemas de maneira objetiva.

Portanto, a alternativa correta é a E.

Dicas

expand_more
Qual é o principal objetivo do autor ao escrever este texto?
O texto está mais focado em informar, expressar sentimentos, dar ordens, testar o canal de comunicação, explicar a própria língua ou na forma da mensagem?
Observe a objetividade e o uso da terceira pessoa no texto.

Erros Comuns

expand_more
Confundir a função referencial com a metalinguística: Embora o texto defina termos ("biosfera", "ecossistemas"), seu foco principal não é explicar a linguagem em si, mas sim os conceitos científicos que essas palavras representam.
Interpretar o tema (ecologia) como indício de função emotiva ou conativa: O aluno pode achar que, por se tratar de ecologia, o texto expressa sentimentos (emotiva) ou tenta conscientizar (conativa), mas o texto em si é puramente informativo.
Não identificar a predominância: Achar que, por ter definições, a função metalinguística está presente e é a principal, sem perceber que a informação sobre o mundo (referencial) é o objetivo maior.
Revisão

Funções da Linguagem (Modelo de Jakobson)

As funções da linguagem descrevem os diferentes propósitos da comunicação, cada uma focada em um dos elementos do processo comunicativo (emissor, receptor, mensagem, contexto, canal, código):

  • Referencial (ou Denotativa): Foco no contexto/referente. Visa informar objetivamente sobre fatos, conceitos, ideias. Linguagem clara, denotativa, 3ª pessoa. Ex: Notícias, textos científicos, artigos informativos.
  • Emotiva (ou Expressiva): Foco no emissor. Expressa sentimentos, emoções, opiniões. Subjetividade, 1ª pessoa, interjeições. Ex: Cartas pessoais, diários, poemas líricos.
  • Conativa (ou Apelativa): Foco no receptor. Busca influenciar, persuadir, dar ordens. Verbos no imperativo, vocativos, 2ª pessoa. Ex: Publicidade, discursos políticos, sermões.
  • Fática: Foco no canal. Testa, estabelece ou mantém a comunicação. Ex: "Alô?", "Entende?", "Certo?", cumprimentos.
  • Poética: Foco na mensagem. Explora a forma, a sonoridade, o ritmo, as figuras de linguagem. Preocupação estética. Ex: Poesia, prosa literária, slogans criativos.
  • Metalinguística: Foco no código. Usa a linguagem para explicar a própria linguagem. Ex: Dicionários, gramáticas, definições de termos.

Um texto pode apresentar mais de uma função, mas geralmente uma delas predomina.

86%
Taxa de acerto
14.6
Média de pontos TRI
Habilidade

Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Jonas de Souza
As correções de redações e as aulas são bem organizadas e é claro os professores são os melhores com a melhor metodologia de ensino, sem dúvidas contribuiu muito para o aumento de 120 pontos na minha média final!
Tom
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Murilo Martins
Com a ajuda da AIO, aumentei os meus acertos nos simulados e no ENEM, além de garantia uma TRI mais elevada. Recomendo a AIO para estudantes de todo nível, sendo uma maneira de alavancar a sua nota no menor tempo possível!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar