A bióloga francesa Marie-Pierre Ledru vê nos grãos de pólen fossilizados do Podocarpus registros preciosos das mudanças climáticas do Quaternário. Para a pesquisadora, o pólen fóssil do podocarpo mostra que o Nordeste brasileiro, hoje árido, há 15 mil anos era úmido e abrigava uma floresta verdejante como a Mata Atlântica.
http://revistapesquisa.fapesp.br/2008/01/01/graos-do-passado/(adaptado)
Inter-relacionando as informações contidas no texto e aquelas sobre os biomas brasileiros, avalie as imediatas afirmativas:
I. Os desmatamentos sucessivos, que se iniciaram com a extração do pau-brasil pelos portugueses, bem como os ciclos econômicos, a exemplo da cana-de-açúcar, contribuíram para a extinção da aludida vegetação.
II. A atual formação xerofítica apresenta plantas com raízes desenvolvidas, que retiram o máximo de água do solo; caules suculentos, que armazenam água, e folhas pequenas, muitas vezes transformadas em espinhos, que caem durante a seca para reduzir a transpiração.
III. À época do período geológico citado, a vegetação apresentava-se constituída por diferentes extratos, sendo o mais alto formado por árvores com estatura média de 10 metros, cujas folhas eram latifoliadas e decíduas, típicas de florestas tropicais.
IV. O solo da região continua pobre em matéria orgânica, mas no passado a fertilidade era garantida pela existência da chamada serrapilheira, uma camada constituída, em sua maioria, por restos de vegetação que cobrem a superfície do solo.
Estão corretas
somente I, II e IV.
I, II, III e IV.
somente II, III e IV.
somente I, III e IV.
somente I, II e III.