A Base Nacional Comum Curricular propõe que o Ensino Médio deve garantir aos estudantes a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos relacionando a teoria com a prática. Para tanto, deve possibilitar aos estudantes:
conscientizar-se quanto à necessidade de continuar aprendendo os conteúdos referentes à sua área de atuação.
compreender e utilizar os conceitos e as teorias que compõem a base do conhecimento científico-tecnológico, bem como os procedimentos metodológicos e sua lógica.
apropriar-se das competências e habilidades, por meio dos recursos dos mapas mentais e memorização dos saberes e conteúdos repassados pelo professor mentor no processo de aprendizagem e na construção e reconstrução do projeto de vida.
compreender a educação integral como um processo educativo complexo e comprometido com as dinâmicas dos setores produtivos e suas exigências.
compreender a fragmentação disciplinar do conhecimento proposto na BNCC do ensino médio como inerente para garantir o estímulo à sua aplicação prática na vida como um todo, ampliando a importância da contextualização, no sentido ao que se aprende dentro da escola.