A avaliação escolar constitui um dos desafios da prática docente. Muitos educadores têm dificuldade em relacionar o momento de avaliação sistemática com sua prática cotidiana, servindo-se da avaliação, muitas vezes, como forma de punição aos alunos com indisciplina, ou que deixem a desejar no processo de aprendizagem dos conteúdos escolares. Conhecer a prática avaliativa em cada tendência pedagógica é imprescindível ao docente, pois a avaliação está vinculada à abordagem metodológica e permite a verificação da concepção de aprendizagem incutida em sua prática. Esta clareza é essencial para o docente direcionar sua ação educativa ao tipo de cidadão desejável para o contexto social. Diante do exposto e, ainda, considerando a avaliação na tendência da pedagogia progressista libertadora, assinale a afirmativa correta.
Há um desprezo por qualquer padronização do desempenho individual do aluno, das competências do professor e do próprio conteúdo a ser aprendido.
Consiste na autoavaliação e/ou avaliação mútua e permanente da prática educativa por professor e alunos. Qualquer processo formal de notas, exames etc. deixa de ter sentido em tal abordagem.
É exercida de forma classificatória com memorização e reprodução através de provas e exercícios. Usam-se como instrumento provas, exames, chamadas orais, exercícios, trabalhos, tarefas e questionários.
É analisada através do comportamento desejado. Há o apego aos livros didáticos, à produtividade do aluno com exercícios programados. A avaliação constata a consecução dos objetivos instrucionais, podendo ocorrer antes, durante e após o processo pedagógico.