A avaliação da idade dos terrenos e dos fósseis permitiu aos paleontologistas estabelecer uma verdadeira divisão geo-histórica em eras, períodos e épocas, com os principais eventos de cada um. Considerando que a Terra se consolidou como um planeta há cerca de 4,5bilhões de anos, as diversas eras, períodos e épocas têm, evidentemente, durações de milhões de anos. No decorrer das eras geológicas, os terrenos sedimentares formaram camadas superpostas. Muitas vezes, camadas de estrato sedimentar acabaram cobrindo camadas de estrato vulcânico (rochas provenientes de lava contendo fósseis).
Sobre esse assunto, afirma-se que
I. as pesquisas paleontológicas revelam que a vida se instalou na Terra durante o período Pré-cambriano, há cerca de 1 bilhão de anos. Durante a Era Mesozoica, ela evoluiu, levando ao aparecimento de imenso número de espécies animais e vegetais. Esta Era é também chamada Era Primária.
II. na Era Paleozoica, também conhecida como Era Secundária, que durou entre 200 milhões e 65 milhões de anos, os grandes répteis (dinossauros) dominaram o planeta.
III. na Era Cenozoica, que compreende o Terciário e o Quaternário, surgem os grandes mamíferos. O domínio desses enormes animais ficou num período que começou há 50 milhões de anos e veio até há uns 20 milhões de anos.
IV. segundo a visão atual, todas as ordens de mamíferos placentários surgiram no início da Era Mesozoica, a partir de representantes mais simples semelhantes ao mussaranho.
V. baseando-se na Anatomia e Embriologia comparadas, o anatomista e antropólogo Thomas Henry Huxley demonstrou que o desenvolvimento embrionário do ser humano se assemelha muito mais ao de macacos e gorilas, do que ao de outros mamíferos. Além disso, mostrou que havia uma série de semelhanças anatômicas entre o ser humano e os demais primatas.
Está correto apenas o que se afirma em
I
II
II e III
V
III e V