A avaliação audiológica na criança deve utilizar procedimentos sensíveis que permitam identificar o mais rapidamente possível o tipo, o grau e a configuração da perda auditiva. Considerando as técnicas de avaliação auditiva nos primeiros anos de vida, assinale a alternativa correta.
A técnica de audiometria de observação comportamental (Behavioral Observation Audiometry - BOA) pode ser utilizada em crianças com até 12 meses de idade. Consiste na apresentação de estímulos sonoros e na observação de mudanças do comportamento da criança. É uma técnica que permite aferir com precisão os limiares auditivos da criança no primeiro ano de vida.
Na audiometria de reforço visual (Visual Reinforcement Audiometry - VRA), o estímulo sonoro é apresentado simultaneamente a um estímulo luminoso (visual) durante toda a avaliação. O estímulo sonoro pode ser apresentado em campo livre (caixa acústica) ou com fones auditivos, e a criança deve responder aos dois estímulos assim que sejam apresentados.
A audiometria lúdica ou audiometria tonal infantil condicionada é indicada para crianças a partir dos 18 meses de idade, uma vez que já apresentam nível de compreensão adequado para seguir ordens simples. Consiste na apresentação de um estímulo sonoro e espera-se como resposta um ato motor. Deve ser realizada em um contexto lúdico, como no encaixe de peças em um tabuleiro.
A avaliação auditiva infantil também pode incluir o uso de estímulos de fala, que variam desde a observação da reação à voz apresentada em diferentes níveis de intensidade até a aplicação de testes específicos com o uso do audiômetro. A complexidade do estímulo e o tipo de teste utilizado vão depender da idade da criança.
Entre os testes de fala ou testes da audiometria vocal desenvolvidos para o adulto, apenas o teste IPRF (Índice Percentual de Reconhecimento de Fala) não pode ser utilizado na avaliação infantil.