A ausculta pulmonar faz parte do exame físico do tórax e ajuda a guiar as decisões terapêuticas do fisioterapeuta durante a avaliação do paciente com afecção respiratória. Sobre os ruídos adventícios, assinale a alternativa correta.
Crepitações são sons contínuos, de tonalidade grave, audíveis na inspiração e na expiração, produzidos normalmente pelo estreitamento da via aérea com secreção.
Roncos são sons descontínuos, curtos e explosivos, gerados durante a inspiração pela abertura súbita de pequenas vias aéreas que se encontravam colapsadas e, na expiração, pelo fechamento das mesmas.
O estridor caracteriza-se por sons suaves, predominantemente inspiratórios e com componente expiratório mínimo, auscultado sobre a superfície do tórax que corresponde ao parênquima pulmonar.
Sibilos são sons contínuos e agudos, produzidos pela passagem do ar através de vias aéreas obstruídas por diversos fatores, como broncoespasmo, edema da mucosa e secreção na luz da via aérea.
O estridor caracteriza-se por sons audíveis em via aérea inferior, predominantemente inspiratórios e com componente expiratório mínimo, auscultado sobre a superfície do tórax que corresponde ao parênquima pulmonar.