A atuação política de Gandhi, na luta pela independência da Índia, foi informada pelo ideário da desobediência civil e fundamentada no princípio da nãoviolência. Gandhi se dirigia aos indianos nestes termos:
Aprimeira coisa [...] é dizer-vos a vós mesmos: ‘Não aceitarei mais o papel de escravo. Não obedecerei às ordens como tais, mas desobedecerei quando estiverem em conflito com minha consciência.’ O assim chamado patrão poderá surrar-vos e tentar forçar-vos a servi-lo. Direis: ‘Não, não vos servirei por vosso dinheiro ou sob ameaça.’ Isso poderá implicar sofrimentos. Vossa prontidão em sofrer acenderá a tocha da liberdade que não pode jamais ser apagada.
Fonte: Apud PAZZINATO, Alceu; SENISE, Maria Helena. História Moderna e Contemporânea. São Paulo: Ática, 1999. p. 330.
A partir do texto, considere as inferências a seguir.
I → O movimento pela independência da Índia pautou-se pela organização das classes trabalhadoras, tendo como matriz o marxismo-leninismo, ideologia dominante nas lutas pela descolonização na Ásia e na África.
II → Gandhi construiu a doutrina política que embasou a sua militância em prol da descolonização a partir da ideologia liberal-democrática que orientou as revoluções burguesas norte-americana e europeias no século XIX.
III → Gandhi se colocou como liderança peculiar no processo de descolonização na Ásia e na África, na medida em que sua ação política não se desdobrou na formação de um exército popular ou de grupos guerrilheiros.
IV → Grande parte da população da Índia foi mobilizada para a luta contra a dominação britânica por meio de uma ideologia pacifista, mas nem por isso sem enfrentamento aos poderes jurídicos e militares do colonialismo.
Está(ão) correta(s)
apenas I.
apenas II.
apenas III e IV.
apenas I, II e III.
I, II, III e IV.