A atmosfera é uma camada fina de gases sem cheiro, sem cor e sem gosto que está presa ao planeta Terra pela força
gravitacional. Essa camada apresenta composição e condições físicas não uniformes em toda a sua espessura e, por isto, é dividida em estratos superpostos, conforme se observa no gráfico a seguir.
www.estudopratico.com.br/camadas-da-atmosfera.
Considerando o gráfico e as características destacadas das camadas atmosféricas, pode-se afirmar que
a estratosfera é a camada mais exterior da atmosfera. A densidade do ar é muito menor do que na troposfera e contém pequena parte do ozônio do total atmosférico, concentrado na altitude de 22 quilômetros.
a termosfera é uma camada que alcança até 5 mil quilômetros de altitude e é muito concentrada. Exerce um papel muito importante nas transmissões de rádio e de televisão, com ondas de diversos comprimentos emitidas da Terra.
na exosfera, há o predomínio dos átomos de hidrogênio, hélio, aerossóis e do nitrogênio (leves). A densidade atmosférica é igual a do gás interespacial que a circunda e ocorre grande incidência de poeira cósmica e baixas temperaturas.
a mesosfera, camada que se estende da estratosfera até aproximadamente 80 km de altitude, apresenta aumento da temperatura de +3,5°C, por quilômetro. Nessa camada, há uma pequena quantidade de ozônio e de vapores de sódio.
a troposfera apresenta aproximadamente 75% da massa gasosa total da atmosfera. Todo o vapor de água, aerossóis e a temperatura reduzem-se com a altitude, podendo ocorrer grande turbulência.