A atenção dada ao descarte do lixo residencial interfere diretamente na saúde de profissionais que o coleta. Os materiais cortantes, como vidros, lâmpadas quebradas e pedaços de louças, devem ser embalados em bastante jornal, colocados em uma caixa, que é depois fechada para não machucar trabalhadores da limpeza pública e outras pessoas. Os materiais perfurantes, a exemplo de pregos, lâminas e agulhas, podem ser colocados em recipientes plásticos e em seguida tampados. É comum as pessoas se ferirem com esses objetos nas ruas.
Considerando-se essas informações, sobre a importância dos cuidados no descarte do lixo residencial, principalmente os de propriedades cortante e perfurante, é correto afirmar:
A reutilização de embalagens e objetos de vidro e de plástico ajuda a diminuir a quantidade de lixo coletado e enviado aos aterros.
As propriedades cortante e perfurante de materiais descartados no lixo são extensivas e específicas, pois servem para identificá- los.
Os produtos biodegradáveis que se decompõem naturalmente, como sacos e sacolas de polietileno, filmes de polipropileno para embalagem e vidros, devem ser preferidos aos não biodegradáveis, como serragem de madeira e papel.
O lixo deve ser queimado, pois a fumaça e os gases tóxicos produzidos são logo dispersos no ambiente pelo vento.
O lixo jogado no esgoto só produz entupimento de dutos, ralos e alagamentos se for descartado de forma excessiva.