A Arte Rupestre é considerada como a mais antiga representação artística na história do homem. De acordo com Janson (1996), entre os historiadores há argumentos que indicam que as imagens da arte rupestre teriam um caráter mágico, com a finalidade de ritualizar os embates entre homens e animais. Os mais antigos indícios desse processo de representação, expressão e comunicação datam do período Paleolítico Superior (40.000 a.C.).
Quais são as características da Arte Rupestre?
Expressão artística de caráter puramente religioso, em que a qualidade gráfica das representações definia, principalmente em função de sua qualidade cromática, a hierarquização dos vencedores entre rivais nas disputas territoriais durante todo o período do Paleolítico Superior.
Representações da natureza em suas vestes, como possibilidade de deleite estético para os grandes períodos de inverno a serem compartilhados dentro das cavernas.
Representações por meio de desenhos, pinturas de símbolos e sinais, produzidos em paredes e tetos de cavernas e superfícies de rochas.
Representações gráficas em suportes produzidos a partir de fibras naturais.
Registros pictóricos de batalhas tribais, para garantir conquistas sociais nas lutas de classe.