ENEM 2017 segunda aplicação

A arte de Luís Otávio Burnier

O movimento natural do corpo segue as leis cotidianas: o menor esforço para o maior efeito. Etienne Decroux inverte a frase e cria o que, para ele, seria uma das mais importantes leis da arte: o maior esforço para o menor efeito. “Se eu pedir a um ator que me expresse alegria, ele me fará assim (fazia uma grande máscara de alegria com o rosto), mas se eu cobrir o seu rosto com um pano ou uma máscara neutra, amarrar seus braços para trás e lhe pedir que me expresse agora a alegria, ele precisará de anos de estudo”, dizia.

CAFIERO, C. Revista do Lume, n. 5, jul. 2003.

No texto, Carlota Cafiero expõe a concepção elaborada por Etienne Decroux, que desafia o ator a estabelecer uma comunicação com o público sem as expressões convencionais, por meio da

a
estética facial.
b
mímica corporal.
c
amarra no corpo.
d
função da máscara.
e
simbologia do tecido.
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Resposta
B
Tempo médio
1 min

Resolução

Passo a passo para a solução:

  1. Leitura atenta do texto-base: O texto apresenta a visão de Etienne Decroux sobre a arte do ator, contrastando o movimento natural (menor esforço, maior efeito) com a lei artística proposta por ele (maior esforço, menor efeito). O exemplo crucial é o do ator que precisa expressar alegria sem usar o rosto (coberto) e com os braços amarrados.

  2. Identificação da ideia central de Decroux: A essência da proposta de Decroux, conforme o texto, é forçar o ator a encontrar formas de expressão que vão além das convencionais (como a expressão facial ou gestos óbvios com os braços). Ao restringir essas vias comuns, ele exige um trabalho mais profundo e elaborado do corpo.

  3. Análise do comando da questão: A questão pede para identificar o meio pelo qual Decroux desafia o ator a se comunicar sem as expressões convencionais. Ou seja, qual é a alternativa para a comunicação quando o rosto e os braços (formas usuais) são limitados?

  4. Avaliação das alternativas à luz do texto:

    • A (estética facial): Incorreta. O texto diz explicitamente que o rosto é coberto ("cobrir o seu rosto com um pano ou uma máscara neutra"), eliminando a expressão facial como meio principal.
    • B (mímica corporal): Correta. Se o rosto e os braços estão restritos, a expressão deve vir do restante do corpo. O ator precisa usar o tronco, as pernas, a postura, a tensão muscular, etc., para comunicar a emoção. Isso se encaixa perfeitamente na definição de mímica corporal, que é a arte de se expressar usando o corpo como principal ferramenta, muitas vezes de forma não realista ou cotidiana, focando na essência do movimento e da emoção.
    • C (amarra no corpo): Incorreta. A amarra nos braços é uma *restrição* imposta para forçar outro tipo de expressão, não é o *meio* de comunicação em si.
    • D (função da máscara): Incorreta. A máscara (ou o pano) serve para *impedir* a expressão facial convencional, obrigando o ator a buscar outros recursos. Não é a máscara que comunica, mas o corpo por trás dela.
    • E (simbologia do tecido): Incorreta. Embora o tecido possa ter simbolismos, seu papel principal no exemplo é funcional: bloquear a expressão facial. A comunicação exigida é através do corpo, não do simbolismo do objeto que cobre o rosto.
  5. Conclusão: O desafio proposto por Decroux, ao limitar as expressões faciais e gestuais mais óbvias, direciona o ator para um trabalho intensivo com o corpo todo, ou seja, a mímica corporal.

Dicas

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Concentre-se em como o ator deve expressar a alegria *apesar* das limitações impostas (rosto coberto, braços amarrados).
Pense qual parte do ator resta como principal ferramenta de expressão nessas condições.
Relacione o exemplo dado com a inversão da frase sobre esforço e efeito proposta por Decroux.

Erros Comuns

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Confundir as restrições (máscara, amarra) com o método de expressão resultante.
Não compreender a diferença entre a proposta de Decroux ("maior esforço para o menor efeito") e a comunicação cotidiana ("menor esforço para o maior efeito").
Interpretar "mímica" apenas como pantomima tradicional (imitação de ações), sem considerar o conceito mais específico de "mímica corporal" de Decroux.
Focar excessivamente nos objetos mencionados (máscara, tecido, amarra) em vez de no processo corporal do ator.
Revisão

Revisão de Conceitos:

  • Etienne Decroux (1898-1991): Ator e professor de teatro francês, considerado o pai da mímica corporal moderna (Mime Corporel). Ele buscou criar uma forma de arte autônoma para o ator, centrada na expressividade do corpo, dissociada da palavra ou da pantomima tradicional (que muitas vezes apenas ilustra uma narrativa).
  • Mímica Corporal (Mime Corporel): Diferente da pantomima (que geralmente imita ações ou conta histórias de forma mais literal), a mímica corporal de Decroux foca na articulação do movimento do tronco e do corpo como um todo, explorando a dinâmica, o peso, o ritmo e a forma para expressar emoções, ideias e estados internos, muitas vezes de forma abstrata ou estilizada. A ideia do "maior esforço para o menor efeito" sugere um trabalho interno intenso e preciso que se manifesta externamente de forma concentrada e significativa, não necessariamente grandiosa.
  • Expressão Teatral Não Convencional: Refere-se a formas de comunicação cênica que evitam ou subvertem os métodos mais comuns e realistas, como a expressão facial naturalista ou gestos cotidianos, buscando explorar outras potencialidades expressivas do corpo, da voz ou do espaço.
Habilidade

Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos.

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